pt-br en es

Salão de humor de Piracicaba – 50 anos de riso e reflexão

Por: Leandro De Almeida

30/08/2023 - Atualizado em 31 de agosto de 2023

Neste 26 de agosto o Salão Internacional de humor de Piracicaba deu início à sua 50ª edição e mais uma vez trouxe a essa cidade do interior paulista um rico panorama da produção de um estilo artístico que pode ser considerado o pai dos memes.

As charges, caricaturas e as expressões do humor gráfico são a cara deste que é um dos mais tradicionais eventos do segmento.

Além da exposição principal, diversas mostras paralelas compõem a diversidade de manifestações imagéticas que o estilo inspira. Uma delas, “Arco, Traço, Tinta, os cadernos da Bel”, está sendo sediada pelo Pecege, que inaugura na cidade um espaço para receber a arte e a cultura nas suas mais diversas formas.

Arco, Traço e Tinta, os cadernos da Bel

Salão Internacional de Humor de Piracicaba

“Arco, traço e tinta” é uma brincadeira com a expressão piracicabana “Arco, Tarco, Verva”.

Conta a cultura popular que em tempos idos, quando os tradicionais barbeiros terminavam o serviço, ofereciam aos clientes as possibilidades de finalização do trabalho: “O senhor quer álcool, talco ou água velva?”.

Quanto aos “cadernos da Bel”, estamos diante de um registro pessoal que passa a ser histórico à medida que a professora e pesquisadora decide compartilhá-lo com o público.

Bel Linares esteve presente de forma muito intensa na organização e na intimidade destes 50 anos do Salão Internacional de Humor. Nos bastidores de décadas de eventos, nos corredores, nos bate-papos informais, nos bares e restaurantes em momentos de descontração, pedia para que os artistas fizessem em seu caderno um desenho, uma charge. Muitos deles homenageavam o próprio salão e a cidade de Piracicaba.

Assista ao vídeo com o depoimento de Bel Linares sobre a exposição.

As obras expostas no Pecege são um apanhado destes trabalhos espontâneos que foram feitos e guardados com muito carinho durante décadas. Temos ali delicados e genuínos registros de cartunistas que fizeram a história desta linguagem no Brasil. Depoimentos em formas e palavras trazendo a mais adequada e honesta maneira de expressão de cada um para aquele momento.

50 e 20 - O Salão de Humor e o Pecege

Salão internacional de humor de Piracicaba

Temos nesta mostra paralela um encontro de dois números marcantes.

O Salão Internacional de Humor de Piracicaba completa 50 anos e o Pecege, 20 anos.

Nem sempre as conquistas importantes podem ser mensuradas através de números.

Mas marcos temporais como estes têm um grande significado. Porque eles registram o nascimento e manutenção de duas atividades muito valiosas:

A arte e a educação são áreas povoadas por pessoas que insistem, que persistem e que sempre merecem reconhecimento.

O Pecege, como um instituto dedicado à transmissão do conhecimento e à transformação da sociedade através da educação de qualidade, tem a satisfação de inaugurar este novo espaço para abrigar a arte e a cultura, e mais feliz ainda que isto esteja acontecendo em parceria com uma iniciativa tão singular como o Salão Internacional de Humor de Piracicaba, uma das mais relevantes realizações culturais da nossa cidade.

A arte, em especial a arte associada ao humor, como neste caso, tem um papel muito importante no trabalho que o Pecege desenvolve, porque ela interfere nas possibilidades de linguagem tão importantes para a transmissão do conhecimento.

O saber é bem-vindo, nos engrandece e nos permite sorrir. Afinal, o próprio riso é uma manifestação de compreensão. Só ri da piada aquele que a compreendeu.

Obras como as expostas nesta mostra trazem muitas nuances de ironia, alerta e denúncia. E diante de tantas possibilidades de reflexão é muito importante permitir que o público encontre a chance de, também, rir.

É essencial para o desenvolvimento intelectual e social que pensemos sobre o mundo que nos cerca, que o observemos, que possamos ser críticos e atentos, mas que também, quando possível, possamos rir dele. Rir faz bem. Trata-se de um dos reflexos mais genuínos e satisfatórios da nossa existência.

Neste mundo de tantas transformações necessárias e irrefreáveis, há tradições que fazemos questão de manter. E enquanto isso for possível, enquanto houver pessoas e instituições dispostas a valorizar e preservar iniciativas que inspiram reflexões e contribuem para a construção de repertório cultural dos membros da sociedade, estamos a salvo.

A exposição tem entrada gratuita e receberá o público de 28 de agosto a 29 de setembro (exceto no dia 02 de setembro). De segunda a sexta das 9h às 19h - Sábados das 13h às 17h - Domingos das 9h às 13h.

O Pecege fica no Parque Tecnológico - R. Cezira Giovanoni Moretti, 580 - Santa Rosa – Piracicaba/SP