pt-br en es

Mobilidade acadêmica: Conhecimento alimentando negócios  

Por: Leandro De Almeida

14/09/2023 - Atualizado em 15 de março de 2024

Por que investir tempo e recursos nas experiências de intercâmbio e mobilidade acadêmica? 

Em um mundo dedicado ao aprimoramento tecnológico e fascinado pelas maravilhas da experiência digital, e pelas conexões globais vindas destas possibilidades, os programas de intercâmbio podem parecer antiquados diante de olhares desatentos, mas são essenciais para a concretização de muitos projetos. 

Na antiguidade, Atenas e Alexandria atraíram estudantes de todo o mediterrâneo sedentos pelos conhecimentos da filosofia, da matemática e da retórica.  E desde então os desejos de interação entre estudiosos de diferentes regiões, em busca da ampliação e compreensão do mundo e da troca de experiências que visam a melhoria de processos e o progresso da humanidade, não param.  

Conheça o Curso avançado internacional em Gestão de Projetos na Economia Digital oferecido pela Universidade de Barcelona em parceria com o Pecege.

O universo do conhecimento ganha força graças a estas conexões globais e, por consequência, o mundo dos negócios também. 

Sendo assim, são muito bem-vindas as iniciativas que promovem a mobilidade acadêmica e permitem que estudantes, professores e pesquisadores estudem, lecionem ou conduzam pesquisas em diferentes partes do mundo, possibilitando a formação de cidadãos e profissionais realmente globais. 

A manutenção de conexões digitais e as oportunidades de botar os pés em terra estrangeira são ações parceiras. 

Ao analisarmos estas duas possibilidades de interação e contato com o conhecimento, não estamos diante de um cenário dicotômico. Não se trata de iniciativas opostas, mas complementares. 

E quando se pensa em experiências acadêmicas relacionadas à cadeia produtiva do agronegócio, estas oportunidades de proximidade real se mostram ainda mais importantes por algumas razões: 

1 - Devido à natureza dessas atividades, o contato com o campo e suas práticas é essencial para a identificação de estratégias que podem ser intercambiáveis, quais delas precisam de adaptação e quais são inviáveis numa condição geográfica e cultural distinta. 

2 – A interação pessoal permite maior autenticidade na conexão entre as pessoas, promove a compreensão de elementos socioculturais e é nutriente para a empatia e a criação de relacionamentos significativos, construindo networking com pilares consistentes. 

3 – Diferentes condições tecnológicas vivenciadas na prática em laboratórios e campos de pesquisa permitem uma verdadeira interação e troca entre estudantes, professores e pesquisadores que compartilham recursos e técnicas que enriquecem suas áreas de atuação. 

4 – O enfrentamento de desafios e a necessidade de resolução de problemas em um ambiente estrangeiro são oportunidades de aprendizado singulares que despertam habilidades de adaptação e exercitam competências estratégicas. 

O Pecege Internacional e a mobilidade acadêmica

O Pecege tem sido um promotor de programas acadêmicos e práticos por meio de acordos de colaboração e cooperação acadêmica, técnica e cultural com diversas Universidades Internacionais.  

Como instituto dedicado à educação e a soluções tecnológicas, o Pecege entende que à medida que o mercado de trabalho se torna cada vez mais global, os estudantes que têm experiência em colaborações internacionais estão melhor preparados para atender às demandas de uma força de trabalho diversificada e globalizada. 

Como uma iniciativa nascida nos programas de extensão da ESALQ - USP (Escola Superior de Agricultura “Luis de Queiroz”), o Pecege, hoje um instituto independente com 20 anos de história, mantém uma forte conexão com os objetos de estudo desta instituição que é parte de uma das mais importantes universidades do Brasil. 

Desta forma, é natural que diversos dos programas acadêmicos que o Pecege mantém e fomenta tenham relação com o desenvolvimento do agronegócio e das áreas ligadas a ele como a economia, gestão e tecnologia. 

Pecege: intermediário e anfitrião do intercâmbio 

O Pecege tem um departamento de relações internacionais dedicado a iniciativas de expansão do conhecimento, estabelecendo acordos e parcerias com instituições acadêmicas de diversos países promovendo: 

  • Programas de recepção e orientação de estudantes internacionais; 
  • Projetos e pesquisas ao lado de instituições internacionais; 
  • Consolidação de iniciativas que procuram aumentar a visibilidade de publicações científicas em editoras e periódicos internacionais; 
  • Participação de profissionais estrangeiros em eventos do Pecege e de parceiros; 
  • Desenvolvimento de atividades de intercâmbio e mobilidade acadêmica internacional; 
  • Assessoria para empresas interessadas em viabilizar programas de intercâmbio. 

As universidades são celeiros de inovações humanas e técnicas e precisam manter seu dinamismo para continuarem a fazer sentido num mundo em constante transformação.  

A vivacidade e o frescor de estudantes e pesquisadores empenhados em se desenvolver aliados a programas de intercâmbio e mobilidade acadêmica que oferecem orientações e condições adequadas de desenvolvimento criam um ambiente ideal para a produção e ampliação do conhecimento. 

Descubra e entenda mais sobre os projetos do Pecege Internacional por meio de nossas redes sociais ou entre em contato através do e-mail internacional@pecege.com.