pt-br en es

Semana Nacional de Ciência e Tecnologia – Um estímulo ao conhecimento

Por: Leandro De Almeida

17/10/2023 - Atualizado em 17 de outubro de 2023

A educação enfrenta uma série de desafios para transformar conceitos abstratos em conhecimento adquirido. O processo da transmissão de informação exige a conexão entre agentes ativos e receptores e demanda esforços para permitir o despertar para o saber, assim como para o seu cultivo e manutenção.

Quando unimos essas ideias ao cenário sociocultural brasileiro é possível refletir: quantas pessoas têm a oportunidade de contato com o conhecimento e quantas podem mantê-lo ao longo da vida? Quais condições o país proporciona para o desenvolvimento intelectual e científico da sociedade?

A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT) é uma iniciativa nascida da parceria entre CNPq e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, e tem como objetivo principal justamente a expansão e popularização da ciência e o fortalecimento do ensino desta área nas escolas.

Diversas instituições distribuídas pelo país tomaram para si parte desta nobre responsabilidade e deram corpo a esta tarefa. O Pecege é uma dessas instituições.

Entre os dias 17 e 21 de outubro o Pecege recebe uma série de atividades e ao lado de institutos educacionais e universidades parceiras promove exposições, visitas guiadas, palestras e workshops. Uma programação direcionada, especialmente, a alunos e professores dos Ensinos Fundamental I e II, Médio e Técnico profissionalizante.

Paradoxos semânticos. Terminologia e etimologia.

Se a escola é o lugar ideal para o despertar do conhecimento, por que é necessário que alunos e professores se desloquem para serem estimulados a manter vivo o desejo de saber sobre a ciência?

Ao analisarmos a origem da palavra ESCOLA, chegamos ao termo "σχολή" (scholē).

No grego antigo, "scholē" significava inicialmente "tempo livre", mas também era associado a um local onde se podia adquirir conhecimento, geralmente promovendo discussões e debates.

Veja só: etimologicamente o SABER está muito próximo da leveza e da plenitude do lazer.

As atividades propostas pela SNCT foram pensadas para criar uma oportunidade vívida de contato com a ciência. Um respiro de novidade para contextualizar, fomentar e estimular.

É neste lugar incomum, e aparentemente alheio ao ambiente escolar, que uma forma diferente de aprendizado pode ser praticada, já que nem todo o conhecimento se esgota nos discursos, nas palavras. Em alguns casos ele precisa estar além dos livros – para depois voltar a ser registrado neles.

Muito do conhecimento inclusive se concretiza e ganha sentido diante dos olhos, por meio da observação e da experiência.

Ver a ciência acontecendo e poder replicar este olhar no dia a dia representa um outro estágio no aprendizado e na compreensão do mundo.

As atividades propostas na SNCT permitem:

  • Explorar conceitos de forma prática e interativa;
  • Estimular a curiosidade sobre o funcionamento da natureza e das criações humanas;
  • A compreensão mais profunda e duradoura de conceitos científicos;
  • Vivência, observação e, por vezes, a manipulação de fenômenos;
  • A consolidação de conceitos;
  • O desenvolvimento de habilidades de raciocínio lógico e pensamento crítico.

Conhecer para transformar

O tema que guia as atividades desta edição da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia é “Ciências básicas para o desenvolvimento sustentável”.

A união entre a ciência e a tecnologia certamente é um dos pontos essenciais para a efetividade das ações transformadoras rumo ao desenvolvimento sustentável, fazendo conjunto com a conscientização da população e iniciativas efetivas dos setores público e privado.

A ciência e a tecnologia estão interligadas e têm uma relação simbiótica.

A ciência é o processo de adquirir conhecimento sobre o mundo natural dedicando-se à observação, experimentação e análise. Ela busca compreender os fenômenos e as leis que governam o universo.

A tecnologia, por sua vez, é a aplicação prática do conhecimento científico para criar produtos, processos ou sistemas que resolvam problemas ou atendam necessidades humanas. A tecnologia é impulsionada e viabilizada pelos avanços científicos, e, por sua vez, proporciona ferramentas e métodos para aprimorar a pesquisa científica.

Esse ciclo contínuo, progressivo e interdependente é fundamental para o desenvolvimento e a evolução da sociedade, afetando diversos aspectos da vida moderna, e permitindo o desenvolvimento sustentável.

Ainda existem pessoas interessadas na ciência?

Contrariando discursos desesperançosos a respeito do interesse geral pela ciência, canais de vídeo que abordam o tema reúnem um grande número de pessoas dispostas e ansiosas para  consumir este tipo de conteúdo.

Manual do Mundo, comandado por Iberê Francisco Tenório e Canal Nostalgia, com material organizado por Felipe Castanhari, reúnem, respectivamente, 18,2 e 14,8 milhões de assinantes no Youtube e têm vídeos com visualizações nas mesmas proporções.

Mas é importante compreender que este conteúdo é um apoio ao transmitido na relação formal da educação nas escolas e não substitui o professor, como alerta Felipe Castanhari neste vídeo.

A curiosidade é uma característica comportamental inerente ao ser humano. E na escola, em contato com a didática adequada a diferentes faixas etárias, pode acontecer a melhor construção da compreensão sobre o desenrolar da ciência, o contato com suas causas e consequências e a satisfação gradual dessa curiosidade.

A SNCT e o Pecege

Proponente do projeto que sedia a SNCT na cidade de Piracicaba, o Pecege segue em seu propósito primordial na construção de uma sociedade melhor por meio da educação. E compreende que ela se constrói graças a um ecossistema.

Por isso fazem parte da agenda do instituto atividades que acolhem o todo das iniciativas que visam construir pensamentos e ideias que possam se transformar em ações e contribuir para o progresso da comunidade.

Confira o texto que trata de uma recente iniciativa do Pecege ao lado o Salão Internacional de Humor de Piracicaba.

São parceiros do Pecege nesta empreitada: Esalq/USP, FATEC Piracicaba, ISB (Instituto Biosistêmico), Instituto Federal de São Paulo – Campus Piracicaba e FCA - Unicamp Limeira.

Ao se dedicar à realização desta edição, compartilhando com o público da Educação Básica os seus conceitos mais valorosos a respeito da formação de cidadãos, o Pecege  age, também, na formação de um novo público para o espetáculo do conhecimento.

Todas as atividades da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia são gratuitas. A exposição está aberta ao público de 17 a 21 de outubro. As palestras sobre carreiras acontecem diariamente às 9h e às 13h30. Inscreva-se aqui para participar  dos workshops sobre práticas do ensino da ciência que acontecem ao longo do sábado, 21 de outubro.

O Pecege fica no Parque Tecnológico, na Rua Cezira Giovanoni Moretti, 580 localizada no Bairro Santa Rosa, em Piracicaba, Estado de São Paulo.