pt-br en es

Andragogia e a arte de ajudar adultos a aprender

Por: Leticia Santin

10/10/2022 - Atualizado em 10 de outubro de 2022

Ele provém do grego e teve seu primeiro uso registrado para remeter à filosofia educacional de Platão. Hoje a palavra está associada a conceitos como a educação ao longo da vida. Afinal, se “o homem não é nada além daquilo que a educação faz dele” (frase célebre do filósofo Immanuel Kant), a aquisição de conhecimento nunca deve cessar.

A concepção do estudo apenas como um meio de conseguir um emprego está ultrapassada. De acordo com relatório da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI para a Unesco, a educação deve ser uma construção contínua.

“O conceito de educação ao longo da vida aparece, portanto, como uma das chaves de acesso ao século XXI. Ele supera a distinção tradicional entre educação inicial e educação permanente, dando resposta ao desafio desencadeado por um mundo em rápida transformação”, pontua a comissão no relatório.

Quando falamos em século XXI, algumas palavras surgem à mente: tecnologia, globalização, conectividade e transformação. A andragogia surge neste contexto em que há a necessidade de atualização contínua diante das mudanças que acontecem a todo momento no mundo.

Andragogia e a arte de ajudar adultos a aprender

Educação de adultos x crianças

A educação tem diferentes motivos e objetivos ao longo de nossas vidas. Nossa relação com o aprendizado muda quando nos tornamos adultos. Quando somos crianças, não escolhemos estudar, mas alguém escolhe por nós. Como adultos, temos autonomia para fazer nossas próprias escolhas a respeito da nossa educação.

Esse é um dos exemplos usados pelo educador estadunidense Malcolm Knowles, que popularizou o conceito de andragogia, para explicar sua aplicação. Ele observa que o termo é entendido como “a arte e ciência de ajudar adultos a aprender”, porque parte do princípio de que os adultos têm autonomia, o que não se aplica à educação para crianças.

Um artigo científico da pesquisadora Rosanna Barros, da Universidade do Algarve em Portugal, traz contraposições entre a andragogia e a pedagogia segundo os princípios de Knowles. Vemos a seguir como se dá a diferença entre os dois métodos de ensino:

  • Autonomia: na andragogia, o adulto é independente e toma suas decisões a respeito da sua educação, já na pedagogia o professor decide o que deve ser aprendido.
  • Necessidade de saber: o adulto sabe por que a educação é útil, enquanto a criança apenas sabe que precisa aprender.
  • Prontidão para aprender: o adulto aprende por seus próprios motivos e a criança aprende por imposição de terceiros.
  • Motivação para aprender: o adulto se motiva a aprender, enquanto a criança é motivada pelo educador.
  • Experiências anteriores: na andragogia, um dos recursos da aprendizagem do adulto é sua própria experiência, mas quando se trata de pedagogia, o que vale é a experiência do professor.
  • Orientação para aprendizagem: o adulto dá sentido à aprendizagem, enquanto a criança irá entender o sentido da educação a longo prazo.

Como pudemos observar, há uma transformação da aprendizagem à medida que um indivíduo deixa de ser uma criança e se torna adulto. Se quando somos crianças o estudo é uma construção de uma autonomia a longo prazo, quando somos adultos e independentes, estudamos porque temos objetivos concretos e metas a curto prazo, seja no trabalho ou por propósitos pessoais.

O Pecege segue o que diz a andragogia e é um facilitador da aprendizagem dos alunos. A instituição surge da necessidade de transmitir o conhecimento adquirido na academia para aplicação nos diversos setores da sociedade. Para isso, tem iniciativas como graduação, cursos livres, programas de treinamento e desenvolvimento dentro de empresas, entre outros.

Andragogia e a arte de ajudar adultos a aprender
Foto de Carol M. Highsmith

Andragogia e cursos de aprimoramento profissional

Se considerarmos o que diz o relatório da Comissão de Educação à Unesco (citado anteriormente) sobre a educação ao longo da vida, percebemos que este conceito representa a necessidade de nos renovarmos constantemente por habitarmos um mundo em que o conhecimento é um organismo vivo.

Vemos exemplos da constante necessidade de renovação de técnicas, ferramentas e estratégias no mundo corporativo. Profissionais buscam atualização a todo momento, por meio de cursos de especialização, aperfeiçoamento e educação continuada.

O Pecege contribui com a educação ao longo da vida e com a aplicação da andragogia. Nas diversas iniciativas educacionais conduzidas pela instituição, pessoas que escolhem a educação para continuar sua atualização e renovação pessoal, seja para resolver problemas ou melhorar seu desempenho prático, encontram o que precisam.

Ao ouvirmos sobre um conceito como andragogia, sem saber o que significa, temos uma percepção baseada apenas na palavra. Na proporção em que temos mais informações sobre o termo e sua aplicação, a palavra se transforma e adquire contornos mais concretos. Assim acontece com os infinitos conceitos das inúmeras áreas de estudo.

A cada aprendizado passamos por uma transformação pessoal, seja pequena ou grande, uma vez que o conhecimento colabora com a construção de quem somos. A partir disso, vemos que o processo de aprendizado existe enquanto existimos e podemos nos dedicar a aprender formalmente para sempre.