pt-br en es

Como equilibrar saúde física e mental e o trabalho

Por: Leandro De Almeida

03/10/2023 - Atualizado em 10 de outubro de 2023

Comunidade Alumni contribuindo para o equilíbrio dessa jornada

A relação que os seres humanos têm com o trabalho nos conta uma história na qual a busca pela sobrevivência se transformou em necessidade de prosperidade.

Numa análise descritiva desse fato - isto é, sem julgarmos se este foi o melhor caminho para nossa espécie, podemos pensar nos desafios que essa condição nos trouxe principalmente no que diz respeito ao comprometimento da saúde física e mental dos trabalhadores e trabalhadoras.

Diante da presença fundamental do trabalho na vida de todos nós no mundo atual, os alertas sobre questões relacionadas à forma como lidamos com nossos ofícios e sobre os cuidados que precisamos ter em relação à nossa saúde física e mental são cada vez mais enfáticos.

Pensando especificamente na população dos grandes centros urbanos, temos um contingente que, mesmo livre de trabalhos que exigem enormes esforços físicos, da exposição ao sol e protegido por uma legislação trabalhista que fiscaliza possíveis ambientes insalubres, ainda precisa lidar com diversas questões associadas a necessidades e hábitos que podem comprometer seu bem-estar.

Iniciativas pessoais, corporativas e o envolvimento com Comunidades Alumni podem contribuir muito para tornar o dia a dia mais saudável física e mentalmente.

Do lado de fora da caixinha

O bem-estar além do ambiente de trabalho

A organização e o planejamento de atividades extras representam um papel crucial na busca por uma vida equilibrada e saudável. As demandas profissionais podem se tornar avassaladoras em determinados períodos. É necessário que se determine limites que deem espaço para atividades físicas, hobbies, tempo de qualidade com a família e momentos de relaxamento.

As boas experiências de vida e o contato com paixões e interesses pessoais inclusive podem se transformar em razão e estímulo para o trabalho. Muitas pessoas se dedicam ao trabalho para poder proporcionar uma vida agradável e confortável para si e para a família, por exemplo. Desfrutar desta conquista pode revitalizar a relação com o trabalho.

É estranho pensar que chegaríamos ao ponto de precisar exigir de nós mesmos o planejamento de momentos de prazer de forma a nos lembrar de vivenciá-los. Mas já que estamos diante deste cenário, e temos consciência dele, é importante que façamos o que está ao nosso alcance neste sentido, já que nossa saúde física e mental depende disso.

Conheça o curso “Mindfulness: saúde e desempenho profissional” na plataforma Solution.

Do lado de dentro da caixinha

O bem-estar no ambiente de trabalho

As empresas estão atentas a este tema, visto que dados do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informam que 209.124 mil pessoas foram afastadas do trabalho em 2022 por conta de problemas relacionados à saúde mental, incluindo depressão e distúrbios emocionais de forma generalizada. Em 2020, no auge da Pandemia da Covid-19, este número chegou a 291.390 afastamentos.

Os programas de bem-estar no ambiente de trabalho desempenham um papel fundamental na promoção da saúde e felicidade dos colaboradores, ao mesmo tempo em que impulsionam a produtividade e o desempenho organizacional.

Quando empresas investem em ações neste sentido contribuem muito para a redução do absenteísmo, aumentam a retenção de talentos e promovem a cultura do engajamento.

O absentismo ou absenteísmo se refere à falta de pontualidade, assiduidade e ao cumprimento de deveres e obrigações.

A eficácia destes programas depende, em grande parte, da preparação de gestores capacitados.

Os líderes desempenham um papel crucial na criação de uma cultura de bem-estar. Eles precisam ser treinados para reconhecer e apoiar as necessidades individuais dos colaboradores promovendo um ambiente de trabalho onde o equilíbrio entre vida pessoal e profissional seja valorizado.

Conheça o curso “Gestão de Equipes de Alta Performance” na plataforma Solution.

Comunicar com frequência e eficientemente os benefícios de programas de bem-estar promovidos pela empresa e incentivar a participação ativa é de extrema importância. Estas iniciativas não podem apenas ser parte do status de uma “boa empresa para se trabalhar”.

Iniciativas unboxing

Comunidades Alumni apoiando a saída da caixa

Diante de um mundo em constante transformação, algumas coisas não precisam mudar. Nossa essência e nossos prazeres não precisam acompanhar o desenvolvimento tecnológico.

Inclusive a capacidade de decidir quais as novidades e tecnologias fazem sentido para o nosso trabalho e não se chocam com nossos valores e princípios éticos está baseada em quem nós somos não apenas como profissionais, mas como seres humanos.

O que temos de profissional habita o humano que somos.

Na comunidade Alumni Pecege, por exemplo, há pessoas dedicadas a manter uma relação propiciada por conexões educacionais e profissionais, mas que não se limita e elas.

Embaixadores do Alumni Pecege.

Há grupos dedicados a fomentar atividades e interesses diversos que vão da prática de esportes à games, passando por entusiastas de meditação ou jardinagem.

Nas palavras de Glauber dos Santos, membro da equipe Pecege Consultoria e Projetos e embaixador do Grupo de Corrida Alumni Pecege, participar de uma iniciativa que evidencia características pessoais e paixões além do trabalho é uma forma de ser um bom exemplo de que é possível incluir algumas ações para conciliar atividades que parecem fazer parte de mundos distintos.

O trabalho não precisa ser inimigo do bem-estar

É muito importante, também, não estabelecer uma relação de oposição entre o trabalho e os prazeres da vida. Estes conceitos não precisam ser inimigos. Glauber cita que quando compartilha uma foto de uma manhã de prática de ciclismo, mais uma de suas atividades físicas habituais, e o cenário desta prática é um campo cercado por uma plantação de cana, ele encontra ali uma conexão com o seu trabalho e faz questão de lembrar e evidenciar esta conexão na sua legenda ou título de postagem. (O pecege Consultoria e Projetos é especializado em iniciativas tecnológicas dedicadas ao setor sucroalcooleiro).

Amanda Dechen, uma das responsáveis pelo programa Alumni Pecege, lembra que “É um grande desafio estabelecer e manter conexões num ambiente digital e concorrer com tantas possibilidades de interação que este meio promove.  Unir o dinamismo do trabalho e do aprimoramento profissional às possibilidades de interesse fora dele cria um ambiente acolhedor e de convergência que beneficia todos.”

Conheça um pouco do trabalho desenvolvido para o Alumni Pecege através da página da comunidade no LinkedIn.