pt-br en es

Alumni Pecege – Os cursos têm início e fim. O aprendizado não.

Por: Leandro De Almeida

02/06/2023 - Atualizado em 6 de junho de 2023

Em uma definição bastante didática é possível dizer que as Comunidades Alumni são, essencialmente, um grupo composto por ex-alunos de uma instituição educacional ou organização que se unem para partilhar vivências, networking e oportunidades de desenvolvimento profissional.

Algumas vezes confundidas com grupos de “amigos de faculdade” que se reúnem periodicamente em ocasiões festivas para troca de impressões sobre os efeitos do tempo e reflexões sobre os rumos que as vidas tomaram, as Comunidades Alumni têm orientações e motivações de outra natureza: elas tratam de um espírito de continuidade que, embora acolhido por imensa humanidade, é bastante profissional.

Já na antiguidade, diante de inciativas que se parecem com esboços do que conhecemos hoje como universidades, já havia o hábito de reunir pessoas que antes ali estiveram adquirindo conhecimento para fazer palestras e discursos trazendo um tom de troca de experiências diversas e inspiradoras.

Os cursos, sejam de graduação, de aprimoramento ou pós-graduação, tratam essencialmente de proporcionar contato e de aprimorar conhecimentos em uma determinada área. E quando acabam, o mundo se abre para que as pessoas possam colocar em prática o amadurecimento humano e técnico adquiridos nesse período. Estamos falando de um indivíduo que juntou o que o tempo e o conteúdo programático lhe ofereceram.

Não se encerra um período como este sem passar por transformações que são o impulso para começos e recomeços, sempre à medida das possibilidades e demandas de cada um.

A comunidade Alumni Pecege nasce em 2023, como uma nova etapa da jornada daqueles que estiveram conosco empenhados em adquirir conhecimento.

O Pecege tem impresso em sua essência o conceito de Educação Continuada. Sendo assim, dar início e criar uma força tarefa para alimentar um projeto Alumni é um trabalho que nasce e se desenvolve de forma bastante natural.

Assista ao vídeo sobre a Comunidade Alumni Pecege.

Seja por conta da operacionalização de cursos de extensão e MBAs junto a parceiros de peso como a USP/Esalq e IL3 – Universidade de Barcelona; ou através de iniciativas próprias como os cursos e MBAs in company oferecidos pela Educação Corporativa e os cursos da Faculdade Pecege; ou mesmo por meio de programas para gestores C Level, como ao Agro CEO, desenvolvido pelo Pecege Agro, as iniciativas Pecege são tanto um start como um sentido para as pessoas que desejam sempre aprender e Conhecer. (Em maiúsculo mesmo).

Direcionamento e propósito

As dinâmicas da Comunidade Alumni Pecege envolvem uma plataforma exclusiva que está sendo ampliada gradualmente e diversas iniciativas de estímulo ao networking desenvolvendo-o de uma forma ampla: as pessoas que se conectam profissionalmente são seres humanos com interesses e desejos que, embora bastante particulares, sempre encontram seus correspondentes.

Para conhecer um pouco desta comunidade e das ações que ela vai proporcionar, todos são bem-vindos a seguir a página Alumni Pecege no LinkedIn. As atividades são exclusivas para os ex-alunos das iniciativas e parcerias Pecege, mas aproximar-se deste universo de fomento e engajamento profissional certamente fará bem a todos os visitantes e, inclusive, pode inspirá-los a se tornarem alunos.