pt-br en es

Educação EAD ganha credibilidade e transforma o cenário educacional

Por: Leandro De Almeida

14/08/2023 - Atualizado em 15 de março de 2024

Na última década testemunhamos uma revolução no campo da educação no Brasil: o crescimento explosivo dos cursos de Educação a Distância (EAD).

Impulsionados pela evolução da tecnologia e pelas mudanças nas dinâmicas sociais, esses cursos têm se tornado uma alternativa cada vez mais popular e acessível para quem deseja alavancar a carreira ou tomar novos rumos profissionais.

Trata-se de um fenômeno de crescimento que vem transformando o cenário educacional e que se justifica com alguns fatores como:

  • Facilidade e praticidade: aprendizado adaptado ao ritmo e disponibilidade do aluno.
  • Custos menores: educação de qualidade ao alcance de mais pessoas.
  • Quebra de barreiras geográficas: acesso a grandes centros educacionais sem que os alunos precisem mudar da cidade onde residem.
  • Desenvolvimento contínuo: maior procura por cursos de especialização e pós-graduação.

Tradição e segurança

Outros elementos muito importantes foram adicionados a esta mistura de sucesso:

  • Renomadas universidades, tanto públicas como particulares, têm enxergado neste modelo de ensino uma possibilidade de expandir suas atuações e contribuir com o aprimoramento profissional país afora.
  • Docentes com grande credibilidade e visibilidade também contribuem para a imagem dos programas e grades curriculares, além de elevar a qualidade de ensino.

Isto acabou por trazer um outro status para a modalidade: a educação EAD, especialmente quando associada a grandes instituições, ganhou um espaço de destaque nos currículos e um novo olhar, mais atento, por parte dos recrutadores.

Há diversas empresas, inclusive, que têm investido massivamente na formação e aprimoramento de seus colaboradores por meio de cursos a distância.

Leia mais: Qual o papel social das empresas na formação de mão de obra qualificada?

Os dados confirmam

A pesquisa Skills Outlook Employee View, pesquisa realizada pelo LinkedIn  com mais de 10.000 funcionários em todo o mundo, trouxe, em abril de 2023, dados que indicam que 40% dos brasileiros preferem se qualificar profissionalmente com cursos a distância oferecidos por instituições educacionais, contra 34% que preferem os modelos tradicionais e presenciais.

 Temos ainda a informação de que 22% encontram em sites e aplicativos a sua forma ideal de aprendizado.

É importante dizer que quando se fala especificamente em cursos de pós-graduação o número de pessoas que preferem o EAD sobe de 40 para 80%.

Isto revela que uma transformação pedagógica vem acontecendo. Já que um grande número de pessoas não se vê estimulada a fazer parte da tradicional forma de aprendizado em sala de aula.

O Pecege à frente desta trajetória

É interessante observar como essa transformação se desenvolveu de forma diferente em diversos casos.

No Pecege, por exemplo, o ensino a distância faz parte da origem da instituição. Esta modalidade foi aprimorada e ganhou proporções tecnológicas e logísticas impressionantes nos últimos 10 anos.

Antes da expansão de acesso à internet de alta velocidade o Pecege já tinha aulas a distância transmitidas via satélite e, em 2013, fez sua migração de sucesso para a transmissão digital e continua até hoje a investir em tecnologia e adequação pedagógica para garantir qualidade e eficiência na transmissão do conhecimento.

Quando o período da Pandemia de Covid-19 obrigou as instituições a se adaptarem rapidamente a uma nova forma de manter seu nobre trabalho de formação educacional, o Pecege já tinha tanto o know-how para a tarefa como também tinha nela sua atividade principal. Fato que justifica o seu crescimento exponencial nos anos de 2020 e 2021.

No Pecege o EAD não depende apenas de tecnologia

A despeito das questões sobre as diferenças entre o presencial e o virtual, o EAD envolve sérias questões didáticas e operacionais para o desenvolvimento dos cursos.

Times dedicados ao relacionamento com alunos, planejamento das aulas e acompanhamento e orientação pedagógica, são formados por numerosos membros especializados e dedicados a manter em desenvolvimento este projeto que o Pecege deu início em 2003.

A menção a estes setores pode parecer obvia, mas se tratando do grande número de alunos e das condições particulares da educação a distância, o investimento na setorização e especialização destes profissionais é fundamental.

A experiência precisa ser agradável e eficaz. Os alunos precisam sentir que trata-se de uma nova dinâmica, mas que as finalidades do aprendizado e a dedicação que ele exige estão presentes neste processo.

Parece que foi ontem

Se pensarmos nos mais tradicionais cursos a distância que há pouco menos de duas décadas eram as únicas referências em formação profissional a distância, enviando seus materiais pelos correios, temos a impressão de que pouco tempo se passou.

Mas quando analisamos o quanto tudo isto se transformou neste breve período, podemos perceber que se trata de dois momentos muito distintos. E isso por diversos fatores.

Trilhamos um caminho sem volta nesta área. Até aqueles mais tradicionais cursos que povoam tantas memórias têm hoje uma plataforma digital.

Visite o site do Pecege e conheça um pouco sobre a estrutura e as diversas soluções e projetos dedicados à tarefa de levar cada vez mais longe o conhecimento de qualidade.